OHMMMMMMMMMMMM

“Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo” (música Coração Tranquilo de Walter Franco)

Gosto muito de estudar religiões e nas minhas leituras me deparei com a meditação. É uma prática que venho tentando desenvolver, por isso se esperam aqui encontrar grandes explicações ou um texto avançado sobre o assunto, sinto muito. Mas apresento uma breve introdução ao assunto, para interessados e iniciantes, como eu.

meditarnapraia (1)

A palavra meditação vem do latim meditare, que significa “voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior” e “voltar a atenção para dentro de si”.

Estamos sempre pensando. Seja no passado (memórias) ou no futuro(expectativas). E normalmente nossa mente está repleta de lixo. Lixo no sentido de não ser algo produtivo, no sentido de serem assuntos aleatórios, excesso de informações. Quando dormimos, sonhamos. Mesmo que você não lembre ao acordar, a sua mente está lá, trabalhando, se preparando para o dia seguinte. Quando está tomando banho, comendo, dirigindo. Com algum treino é possível diminuir a velocidade dos pensamentos, até alcançar um silêncio mental em que o momento presente é vivenciado.

A meditação é, sem dúvida, uma colaboradora no processo do nosso desenvolvimento mental e espiritual. Ela equilibra as emoções e provoca o relaxamento através do “esvaziamento” de nosso campo mental. Sua prática constante promove um estado de descanso profundo, desenvolve a concentração e o autocontrole, equilibra a ansiedade, além de nos direcionar por um caminho espiritual mais consistente e realizador.

Existe várias técnicas de meditação, em várias filosofias. Obviamente não conheço todas, mas tentei fazer um resumão de tudo que li até o momento. rs

meditarnapraia (1)

5 passos para iniciar seu treino na meditação:

1.  Não há um tempo mínimo preestabelecido. O mais importante é a frequência da prática, preferencialmente diária. Procure um ambiente calmo e coloque uma música suave, preferencialmente sons, sem letras que te distraiam. A menos que sejam mantras.

2. Sente-se de maneira confortável e feche os olhos. Uma posição possível é a posição de lótus completo: o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita e o pé direito apoiado sobre a coxa esquerda. Os três pontos de apoio dessa posição proporcionam uma grande estabilidade. Porém, se preferir sentar em uma cadeira, no chão ou em outra posição, não há nenhuma restrição quanto a isso. O mais importante é o próximo passo.

3. Mantenha as costas eretas. Isso é muito importante para que não torne sua mente sonolenta. O pescoço e a cabeça devem ficar em alinhamento com a coluna. A postura deve ser reta, mas não rígida. Solte todos os músculos dos dedos, braços e pernas.

4. Respire naturalmente, mas mantenha sua concentração na respiração. Sempre que se distrair, volte seu foco para a respiração. A sensação do ar entrando e percorrendo o seu corpo deve ser o objetivo da sua meditação.

5. Ao final, faça 3 respirações amplas e abra os olhos lentamente. Fique em silêncio de dois a três minutos.

“A meditação não é algo novo; você veio ao mundo com ela. A mente é algo novo, a meditação é a sua natureza, é o seu próprio ser.” (Osho)

Thais.

Faça um comentário

Comentários

Comentários via blog

  1. soraya marx comentou em

    Eu não suporto meditar! Hahaha! Tentei diversas vezes quando fazia yoga mas não é minha praia, fico extremamente inquieta e nervosa =P
    http://www.misturebachic.com.br

    Responder
    1. Thaís comentou em

      hahahahah mas o segredo é a persistencia

      Responder
  2. ZILANDRA comentou em

    Muito bom seu texto…meditar faz bem e como..tipo tirar um tempo para esquecer do resto do mundo…
    Muito boa suas tecnicas,tenho tentado fazer isso uma vez por dia,ainda nao virou hábito,mais te confesso me faz bem demais..super bj querido post super ricoo adoreii http://www.zilandramakes.com.br

    Responder
    1. Thaís comentou em

      mas se vc ja começou a tentar, ja deu o primeiro passo

      Responder
  3. Klyslene Cardoso comentou em

    Acredita que nunca parei para meditar dessa forma, tão pouco para pesquisar sobre meditação? Achei interessante, vou experimentar fazer, pois dizem ser muito bom! Bjs
    http://www.blogvivereaprender.com/

    Responder
    1. Thaís comentou em

      se conseguir, conta pra gente o que achou

      Responder
  4. Vanessa dos Santos comentou em

    Meditar é muito bom, pena que a cada dia as pessoas tem mais afazeres e se esquecem de se encontrar com elas mesmas.

    Beijos
    http://vanvariedades.blogspot.com.br

    Responder
    1. Thaís comentou em

      tem razao!

      Responder
  5. dany bello comentou em

    Se é algo que eu preciso incorporar com urgencia na minha vida é a meditação. Mas sou tão agitada, que nas poucas vezes que tentei, ficava pensando no que precisava comprar no mercado, o que tinha para fazer quando chegasse em casa e por ai vai rsrs!!

    Beijos! http://www.espacogattena.blogspot.com

    Responder
    1. Thaís comentou em

      a pratica traz a perfeição

      Responder
  6. Juliana Xavier comentou em

    Li um livro outro dia, chama-se Meditar, Inspirar, Respirar, e mostra a luta de uma mulher com a síndrome do pânico através da meditação. Aí comecei a pesquisar sobre o assunto também, e descobri que existem vários tipos de meditação, alguns bem diferentes do que você descreveu. Eu usava um como aquecimento no meu grupo de teatro sem nem saber disso. É uma técnica dividida em quatro momentos distintos, e em dois deles duvido que alguém chutasse que aquilo era meditação… hehe… adorei a postagem!

    p.s: acho a posição de lótus completo impossível de aguentar por muito tempo! rs…

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    Responder
    1. Thaís comentou em

      sim, existem vários tipos! eu nao conhecia esse livro, vou procurar!

      Responder
  7. Marilia Alves comentou em

    Eu acho meditação uma das melhores técnicas, eu procuro sempre fazer por causa da minha Sìndrome do Pânico, e a música que vc citou é uma das minhas preferidas

    Responder
    1. Thaís comentou em

      que legal sua historia!

      Responder
  8. Naiara Silva comentou em

    Eu simplesmente adorei esse post! Nunca fiz meditação,mas sempre tive vontade. Já me disseram que é muito bom para mim,pois sou muito ansiosa e estressada. E,enquanto ao local,ambiente? Tem que ser ao ar livre? Ou pode ser na sala de casa mesmo?

    Beijos! http://www.sofisticadaefeminina.com

    Responder
    1. Thaís comentou em

      pode ser na sala de casa mesmo, desde que seja um ambiente tranquilo

      Responder
  9. Renata comentou em

    Sou uma pessoa bem calma, mas não tenho paciência pra meditação. Quando fazia ioga tinha uma parte que tinha que fazer uma meditação e eu não gostava não! hahaha
    http://www.umbigosemfundo.com.br

    Responder
    1. Thaís comentou em

      hahahah nem todo mundo se adapta

      Responder
  10. Erika comentou em

    Sempre quis meditar, mas sempre há tanto barulho, que fica bem complicado. É preciso tirar um tempinho, se desligar do mundo e entrar em contato consigo mesmo, não é verdade? Amei as dica, vou tentar fazer em casa #denovo rs Beijos, Érika =^.^=

    Quero ser Alice http://www.queroseralice.com.br

    Responder
    1. Thaís comentou em

      barulho sempre vai ter, para quem mora na cidade, mas o exercicio é mesmo se desligar

      Responder
  11. Tay Gomes comentou em

    Preciso meditar um pouco! Muito interessante seu post, parabéns !
    bjos

    tayinfinity.blogspot.com

    Responder
    1. Thaís comentou em

      obrigada! :)

      Responder
  12. Michele comentou em

    Eu até já tentei fazer meditação, mas minha mente em turbilhão não me deixava relaxar. Eu acho que o negócio é praticar, mas eu nunca consigo achar um tempo pra isso!! Fora que na minha casa tem milhares de coisas que me distraem, tipo, internet, minhas maquiagens, o próprio serviço de casa pra fazer…

    Visite o blog Paixão por Makes!!

    Responder
    1. Thaís comentou em

      faz um esforço! todo mundo tem 15 minutinhos antes de dormir :)

      Responder