Cinema & Pipoca: O Menino do Pijama Listrado

Fim de semana chegando e quem não gosta de assistir um filme em casa, no sábado ou no domingo, né?!

Eu sei que esse filme, O Menino do Pijama Listrado, é bem antigo, a maioria das pessoas já assistiram, mas eu ainda não tinha assistido. Também não sei porque ainda não tinha assistido, mas resolvi assistir esses dias e me emocionei mais uma vez com a história. Eu já tinha lido o livro e como contei aqui no blog, morri de chorar!

Então se você é como eu e ainda não assistiu esse filme, vem ver porque eu indico!

Vou começar pela sinopse: Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.”

o-menino-do-pijama-listrado

Como eu já tinha contado quando li o livro, me encantei com Bruno. No filme, os atores que fazem os personagens Bruno e Shmuel também são muito cativantes.

O filme é bem fiel ao livro. Conforme as cenas foram acontecendo, eu fui lembrando de cada página que eu tinha lido. Porém, o livro é muito mais discreto quando se trata do Holocausto, do Nazismo. Essas palavras não são ditas no livro, é tudo muito velado, mas nada que nós que já conhecemos a história não reconhecemos. Já o filme, o assunto é mais aberto, porém não é violento. Mas podemos ver bandeiras com as suásticas, o campo de concentração e até a câmara de gás.

Pode ser que você considere alguma parte daqui pra frente como spoiler

——————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————

No livro, o final é sub-ententido, no filme ele é bem retratado. Conseguimos saber exatamente o que acontece. E nem por isso, foi mais chocante que o livro. Mesmo o livro não contando com todas as palavras, de forma bem explícita, nós conseguimos terminar o livro e saber exatamente como é o final dos personagens.

——————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————–

Spoiler acaba aqui!

Se você também gosta bastante do filmes com a temática das guerras mundiais, com certeza vai gostar muito deste. Mesmo que ele não seja uma história real, ele mostra como a história se passava nos olhos de dois meninos de 8 anos que estavam vivendo o momentos em situações opostas.

Vocês já assistiram? Gostaram? O que acharam?

Beijos

Faça um comentário

Comentários

Comentários via blog

  1. Livia comentou em

    eu ja vi esse filme é e bom bom, emocionante msm! fiquei com vontade de ler o livro! super boa indicação, bom final de semana lindona

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Responder
    1. Giuli Castro comentou em

      O livro e muito bom, e é muito rapido de ler. Ele é fininho. eu li em 2 ou 3 dias, acho…

      Beijos

      Responder
  2. Carolina R. comentou em

    O filme mais triste da vida.
    bjs

    Responder
    1. Giuli Castro comentou em

      Muito triste, ne?! Quase morri de chorar no filme e no livro!
      Beijos

      Responder
  3. Milena comentou em

    Eu assisti ao filme e depois li o livro, o que achei que ia ser um saco pq já conhecia a história, mas não foi. O livro, mesmo eu já sabendo o que acontecia, mostrou muito mais do Bruno do que o filme mostra, sabe? Mostrou a essência dele de forma melhor, o que me emocionou demais, principalmente no final.

    O final do filme é realmente explícito, mas o do livro quebrou meu coração. =/

    Responder
    1. Giuli Castro comentou em

      O livro quebrou meu coração tb! Nunca chorei tanto lendo um livro, acho!
      E o livro e tão curtinho que a gente le super rapido, ne?!
      Beijos

      Responder