Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é um nome que utilizamos para um conjunto de sintomas apresentado por algumas pessoas. Utilizamos esse nome de acordo com certos critérios diagnósticos (presença de obsessões / compulsões)
É importante saber que a pessoa que tem TOC não tem culpa disso. Da mesma forma, o TOC não é causado pela “criação” ou educação dos pais. Os pais com TOC temem que seus filhos “aprendam” o TOC. Embora a genética tenha um papel no TOC e as crianças tendam a imitar seus pais, elas não podem aprender a sentir a ansiedade que acompanha o TOC de seus pais. Talvez seja da natureza humana sentir-se responsável por fenômenos psicológicos que não tem uma explicação simples. Você pode perguntar-se: “Bom, então o que causou?”. No momento, a melhor explicação é a seguinte: uma predisposição genética, que provavelmente envolve o neurotransmissor serotonina pode tornar uma pessoa vulnerável a desenvolver TOC. Porém fatores ambientais também são muito importantes (como a evolução da gravidez, condições do parto, infecções, acontecimentos da vida e fatores psicológicos).
Essa interação tem um influencia importante na formação do nosso cérebro e de suas estruturas e circuitos, bem como na maneira como são estimulados a funcionar. Como essa interação é muito variável e dinâmica, e nem todos os indivíduos carregam os mesmos genes nem estão submetidos às mesmas influencias ambientais, podemos ter diversas formas de manifestação dos sintomas.
10 coisas que você precisa saber sobre TOC:
- Afeta de 2 a 3 pessoas em cada 100.
- A confirmação do diagnóstico deve ser feita por um profissional.
- Os sintomas começam, em geral, na adolescência ou até os 30 anos, a instalação dos sintomas costuma ser gradual e não existe diferença na distribuição masculino / feminino.
- Obsessões são pensamentos desagradáveis, repetitivos e que geram sofrimento.
- Obsessões mais comuns: Contaminação – Agressão – Sexual – Somática – Religiosa – Dúvidas Obsessivas
- Muitos pacientes com TOC não procuram ajuda por 3 motivos mais comuns:
- Acreditarem que suas preocupações são ridículas;
- Por acharem que são os únicos com tais pensamentos
- Por não acreditarem que alguém possa ajudar
- Compulsões são comportamentos que aliviam por um curto período de tempo, sensações desagradáveis
- Compulsões e rituais mais frequentes: Limpeza e Lavagem – Rituais de Ordenação e simetria – Compulsões de Verificação ou checagem – Rituais de Colecionamento – Rituais de Contagem – Repetições Mentais.
- Tique e compulsão não é a mesma coisa. Tique é um movimento rápido, repetitivo e meio automático, podem ser involuntários e quando voluntário alivia uma sensação corporal.
- O tratamento multimodal que inclui medicação, terapia e educação e apoio familiar é o melhor. Apenas um dos pilares mencionados raramente é eficaz.
Há muito mais a ser explorado sobre esse tema, me avisem se tiverem interesse em saber mais sobre esse ou algum outro tema. Sobre Psicologia ou não!
Beijos,
Thaís